Conheça a técnica artesanal do string art. Saiba como surgiu e o que é preciso fazer para desenvolvê-la.
Você sabe o que é string art? Se você é um apaixonado por técnicas manuais já deve ter ouvido falar sobre esse método.
O artesanato brasileiro é considerado uma das técnicas mais ricas e diversificadas do mundo. Traços das culturas regionais envolvem cada peça desenvolvida por artesãos cujo trabalho é considerado artístico e cultural.
O string art é uma técnica artesanal também desenvolvida no Brasil, que garante belos resultados, com peças únicas e cheias de personalidade.
Quer conhecer um pouco mais desta técnica? Confira agora o que é o string art e como ele é desenvolvido.
Origem do string art
String art ou arte de pin e thread surgiu no final do século XIX inventada por Mary Everest Boole aplicada nas chamadas Cartas de Boole. A técnica do string art. criada pela matemática autodidata, visava facilitar a teoria da matemática para que a ciência pudesse ser mais compreensível para as crianças, como por exemplo, na aprendizagem da geometria dos ângulos e dos espaços.
Todavia, com o passar do tempo, a técnica se popularizou e tornou-se arte decorativa durante a década de 1960.
O que é string art?
É uma técnica artesanal que utiliza linhas, pregos e martelo. E como desenvolver as peças? Bom, o string art permite que o artesão crie formas e desenhos variados a partir de moldes feitos de papel. A ideia deste tipo de técnica é ser criativo e deixar a imaginação rolar solta.
O string art é muito simples de fazer e barato, uma vez que os materiais utilizados podem ser facilmente encontrados.
Quais materiais utilizados no string art?
O string art é uma técnica bastante livre e que permite que o artesão crie diversas peças com base na sua criatividade, no entanto, existem alguns elementos insubstituíveis na hora do desenvolvimento do artesanato. Confira alguns deles agora:
Madeira
Martelo
Pregos
Linhas ( fios, barbantes e etc.)
Fita Crepe
Tesoura
Molde de Papel
Passo a passo para fazer string art
Agora que você já sabe o que precisa para desenvolver o string art é hora de colocar em prática a técnica. E como fazer?
Primeiro você precisa de uma base para a sua arte. Geralmente, na técnica de string art, a base é feita de madeira. Escolhido o tamanho e a espessura da madeira, é hora de colar o molde. Este molde pode ser retirado da internet, impresso e recortado do tamanho da base.
Com a base e o molde colados, é hora de contornar o desenho com pregos. Depois disso, retire o molde e utilize os fios para preencher o desenho utilizando sua criatividade. Para finalizar a passagem dos fios, é preciso dar um nó bem forte. Assim seu string art estará pronto.
Peças de string art: onde usar?
Com o string art é possível criar quadros de animais, frases e mandalas. Também é possível fazer peças minimalistas, de alto relevo etc. Você pode criar o que quiser. Use a imaginação.
Essas peças podem compor diversos ambientes, desde o quarto de bebê até a área de serviço, se ajustando a diferentes propostas de decoração.
Pratique o string art em família
O string art é uma técnica muito simples e barata que pode ser praticada com a criançada. É uma ótima oportunidade de desenvolver relações afetivas, estimular a criatividade e áreas psicomotoras em seus aspectos emocionais e cognitivos, além de garantir momentos agradáveis em família.
Para se inspirar
Lucia (Xuxu) Murad Neffa, filha mais nova de uma família tradicional Libanesa em Vitória do Espírito Santo, é referência quando o assunto é string art.
Para seu trabalho como artesã utiliza madeira, pregos, linha, materiais reciclados e tinta. Seus trabalhos, inspirados na natureza, fazem sucesso entre os apaixonados por artesanato.