Conheça a técnica de aquarela, como funciona e quais as ferramentas necessárias.
Você já deve ter escutado a música do compositor Toquinho que diz: “Numa folha qualquer
eu desenho um sol amarelo”. Esse trecho é da música Aquarela que fez parte da vida de muitos brasileiros.
A aquarela vai muito além de uma bela música, isso porque, antes mesmo da composição de Toquinho, os desenhos coloridos por tintas à base de água já existiam. A aquarela é uma técnica de pintura, muito bem ilustrada pela música de Toquinho, que exige sutileza e cuidado na execução.
Neste post, vamos te apresentar a técnica de aquarela! Acompanhe.
O que é a técnica de aquarela?
É uma técnica de pintura que utiliza diversos pigmentos à base de água. A aquarela pode ser desenvolvida em papel, tecido, couro etc.
Como surgiu a técnica?
A técnica de aquarela surgiu na China há aproximadamente 2000 anos. Historicamente, nessa época, também surgiram o papel e os pincéis feitos de pelos de coelhos. Daí a técnica começou a se desenvolver e expandir, principalmente para o Ocidente.
A aquarela no Brasil
No Brasil, a aquarela foi desenvolvida como um método escolar e infantil. Isso se perpetua até a atualidade. Contudo, existem grandes nomes que dão visibilidade a ela como, por exemplo: Marcos Beccari, Carlos Avelino, Brunna Frade e outros.
Atualmente, continua-se a ver a aquarela nos ambientes escolares. Mas, o fato é que essa técnica, se bem executada, permite desenvolver formas de pinturas artisticamente complexas, dignas de grandes e renomados artistas reconhecidos internacionalmente.
O que você precisa saber para executar a técnica aquarela?
Em primeiro lugar, é preciso saber quais ferramentas você precisará usar para fazer uma arte em aquarela. Confira a lista de tudo o que você vai precisar:
tintas à base de água;
pincéis;
recipientes;
pano ou esponja;
papel;
godê;
lápis e borracha.
Tendo isso em mãos, é hora de praticar. Com seu papel apoiado em uma mesa, você pode começar desenhando o que deseja. Como se fosse um molde para a sua pintura. Com seu desenho pronto, use a criatividade.
O próximo passo é misturar as tintas. O godê será o recipiente em que você depositará as cores desejadas para encontrar as pigmentações desejadas para começar a sua arte.
Com ajuda do pincel faça leves pinceladas no sentido horizontal. Mas lembre-se, é muito importante que você faça a pintura por camadas. A primeira camada será essencial para a boa fixação das demais camadas. Nesta etapa, você poderá combinar cores, mesclar e fazer sombras e outros efeitos com a pintura.
Para a aplicação das tintas aquarelas no papel, você pode se valer de outras técnicas de pintura. Elas acrescentarão texturas e efeitos nas imagens. Quer um exemplo? Que tal utilizar uma vela para fazer desenhos e depois pintar o local? Ou ainda, criar um efeito solvente a partir da utilização de álcool sob a superfície pintada.
A artista Yoshi Shimanoe
A artista Yoshi Shimanoe é homologada na XN Pinturas. Seus quadros são desenvolvidos a partir da técnica de pintura aquarela.
Seu acervo de obras conta com pinturas em aquarelas que recriam as estações do ano como o verão, outono e inverno, além de recriar paisagens floridas, com desenhos de margaridas, rosas, eucaliptos etc.
Seus quadros são executados com a mistura de tintas vibrantes, efeitos nas imagens, tornando-as mais realistas.
Yoshi é um exemplo de artista e artesã que exalta a técnica de aquarela, ainda pouco conhecida profissionalmente no Brasil.
Que tal conhecer um pouco mais do trabalho da Yoshi Shimanoe? A XN Pinturas é um mercado de obras artesanais on-line que divulga os trabalhos de artistas como Yoshi. Clique aqui e saiba mais!