Saiba como o artesanato regional pode compor ambientes de hotéis e quais peças o artesão poderá confeccionar para a venda e exposição nesses estabelecimentos.
A busca por um hotel vai muito além do preço. O ambiente e a comodidade que o local oferece é algo chamativo aos olhos do visitante ou futuro hóspede. A decoração dos ambientes dentro de um hotel envolve inúmeras técnicas de arte e ainda é capaz de transmitir muito da cultura local.
O artesanato regional é comumente visto em peças que compõem espaços de hotéis, pousadas e outros estabelecimentos, através de peças decorativas e utilitárias.
Segundo o dicionário Michaelis, o artesanato pode ser conceituado como: “ Arte e técnica do trabalho manual realizado por um artesão; método de trabalho do artesão que alia utilitarismo à arte”.
Sabendo que o artesanato é uma das maneiras de expressão artística-cultural, capaz de manter viva a história e a identidade da local, promovendo a ascensão econômica-social dos habitantes, é que pensamos neste post para te dar algumas dicas de como você pode criar peças para compor ambientes de hotéis e como isso pode alavancar as vendas de suas peças.
Quais os objetos artesanais podem compor o ambiente de hotel?
Para compor um ambiente como esse, o artesão deverá se atentar a fatores como: características regionais e o público para o qual o hotel oferece seus serviços.
Dessa forma, objetos como: quadros, esculturas, crochê, utensílios de cozinha, roupas e etc., são alguns dos exemplos de peças decorativas e utilitárias que podem ser essenciais para conquistar o coração dos hóspedes.
Se você pretende criar peças para a exposição e venda em hotéis para os visitantes, saiba que peças como roupas, bolsas em crochê, colares, tapetes são bastante procurados.
Em contrapartida, se a ideia é vender para hotéis, peças decorativas são as mais procuradas, e por isso o artesão deverá estar por dentro das características culturais do local para fornecer peças e objetos que satisfaçam o cliente.
Tipos de artesanato regional para compor ambientes em hotéis
O artesanato pode ser considerado como uma das atividades que mais estimula o turismo local, isso porque através dele é possível conhecer diversas culturas e com isso valorizar o trabalho manual de seus habitantes que prezam pela delicadeza e pelo trabalho minucioso.
Vamos listar alguns tipos de artesanatos regionais que podem ser produzidos direcionados a hotéis e que podem ser expostos à venda nesses estabelecimentos.
Garrafas de areia colorida de Tibau
As garrafas de areia são produzidas no Rio Grande do Norte pelos artesãos potiguares como peça decorativa.
Para a confecção dessa peça é utilizado como matéria-prima a areia de Tibau que é encontrada, especificamente, no município de Mossoró e possui mais de 25 variedades.
Paneleiras
As paneleiras são produzidas nas regiões de Minas Gerais, sendo o Vale de São Francisco o local mais famoso que produz este tipo de artesanato regional.
Basicamente, o trabalho para a produção das paneleiras começa pela forma de moldar cerâmicas. Esse tipo de técnica foi herdado através dos indígenas e permanece até os dias de hoje.
As peças produzidas a partir dessa técnica são bastante funcionais. São fabricados utensílios como: tachos, tigelas, pratos, etc.
Para hotéis, as paneleiras transmitem fortes valores culturais e familiares, sendo uma excelente forma de chamar a atenção dos visitantes para conhecer a cultura da localidade.
Rendas
O artesanato em rendas é tipicamente conhecido nas regiões do nordeste, especificamente, na Paraíba. É o Estado que tem grande influência artesanal e possui o chamado Mercado de Artesanato Paraibano.
Os bordados manuais são uma das técnicas aplicadas pelos artesãos que confeccionam as peças em renda. São produtos que transmitem beleza e impressionam pela riqueza de detalhes.
As matérias-primas utilizadas no artesanato de rendas são extraídas da fauna e flora nativas.
Na região em que é predominante, esse tipo de artesanato é uma das principais fontes de renda de diversas famílias.
As peças em rendas são muito pedidas por visitantes, por isso, investir em peças para a exposição, além de atrair hóspedes, fará o artesão lucrar.
Palha de taboa
Este tipo de artesanato pode ser visto na produção de utensílios, tapetes e bolsas. É tipicamente encontrado no litoral Sul de Alagoas. A matéria-prima utilizada nessas peças é a planta chamada Taboa.
Como forma de compor ambientes do hotel, essas peças podem ser utilizadas para decoração ou para serem expostas e vendidas aos visitantes e hóspedes.
Parceria entre hotéis e artesãos
O artesão que pretende criar peças para hotéis deve buscar estabelecer uma parceria direta com os donos desses estabelecimentos. Via de regra, os hotéis oferecem grandes oportunidades ao artesão para expor o seu trabalho.
Como forma de expressão cultural, de valores regionais e familiares, o artesanato possui forte influência na economia local. Para tanto, o artesão ao disponibilizar os seus produtos nesses estabelecimentos promoverá a sua renda, e ainda poderá expor as belezas da região.
Conclusão
O artesanato regional é uma das principais fontes de renda no Brasil, possuindo forte influência das culturas e dos valores sociais construídos ao longo da história.
Transformar a arte em uma forma de lucro é um dos pontos que possibilitam ao artesão criar peças a partir da sua criatividade, utilizando de matéria-prima barata, trazendo ainda manifestações artísticas e culturais com a influência de diferentes povos. Por isso, o artesanato é uma forma de estimular o turismo, e consequentemente, tornar-se a fonte de renda principal do trabalhador manual.
Dessa forma, investir no artesanato regional é uma excelente estratégia se o artesão pretende criar peças para hotéis, pousadas ou outros estabelecimentos. Isso porque esses estabelecimentos são bastante frequentados, recebendo visitas de diversas pessoas de diferentes regiões. Sendo assim, é uma excelente oportunidade de apresentar o seu trabalho e vender seus produtos.
Venda seus produtos na plataforma on-line da XN Artesanatos!
Comments