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Como calcular preço de venda?

Aprenda a calcular o preço de venda de seus produtos e garanta um alto lucro em seus projetos.


Muitos artesãos têm dúvidas sobre como calcular o preço de venda de seus produtos. Realmente, esse não é um cálculo tão simples, pois uma série de variáveis devem ser consideradas para garantir que o seu trabalho valha a pena.

Quanto você precisa cobrar para garantir lucros e ainda assim manter um preço competitivo no mercado?

Essa resposta você encontrará ao fim deste artigo. Continue a leitura e entenda o que você precisa considerar ao calcular o preço das suas obras.


Considere os custos de produção

Os custos são todo o esforço gasto na produção e venda de cada produto, ou seja, incluem não só o dinheiro, mas o tempo de dedicação.

Esse é o primeiro valor que você precisa considerar ao pensar em preço de venda, é a chave para evitar prejuízos.

Os custos são divididos em dois tipos: custos diretos e custos indiretos. Entenda:

Custos diretos

Os custos diretos são os insumos utilizados no processo de fabricação, somados aos impostos que incidem sobre eles. Essa questão dos impostos é muito importante, especialmente em um país de tamanha complexidade tributária como o Brasil, fique atento.


Custos indiretos

Estão inclusas como custos indiretos da produção, despesas administrativas, recursos de manutenção, armazenamento, investimento em marketing, dentre outros.

Você precisará somar todas as despesas que envolvem o seu negócio. As menos comuns, também devem ser contabilizadas, como custos diferenciados por mercadoria (produtos de baixo giro que demandam armazenamento) e percentuais de quebras ou perdas de produtos.

Calculado os custos diretos e indiretos, some os dois valores. Você precisará ter esse valor em mãos em breve.



Defina uma margem de lucro

O lucro é a diferença entre a receita total de venda e os custos relacionados a ela. Seria basicamente o que você irá ganhar vendendo seus produtos. Para transformar este valor em uma “margem de lucro”, basta transformá-lo em um valor percentual.

“Margem de lucro” é a porcentagem de ganho sobre cada venda, e deve ser calculada para cada mercadoria de forma individualizada.

Vamos a um exemplo prático?

Suponhamos que uma de suas obras custe a você 100 reais de investimento para produção. Vamos definir uma margem de lucro de 100%, o que acha?

Sendo assim, além dos 100 reais de custos, você precisa somar a seu preço de venda mais 100% deste valor, ou seja, 100 reais.

Esse produto seria então vendido a 200 reais. Será que está um bom preço?


Pesquise o preço praticado no mercado

A sua “margem de lucro” dirá se a sua produção realmente vale a pena. Você não pode sair no prejuízo. Contudo, se cobrar caro demais, não conseguirá vender. É preciso encontrar equilíbrio, e a melhor forma de fazer isso é estudando o mercado.

Já com o valor dos custos em mãos e com uma intenção de lucro em mente, faça uma pesquisa de mercado em busca de entender qual valor seus concorrentes têm cobrado por trabalhos similares ao seu.

Não se assuste, é possível que os preços de mercado sejam baixos demais e que praticá-los possa diminuir muito seus ganhos. Acredite, isso acontece com frequência.

Por isso, precisamos apontar ainda mais um fator importante na definição de preço de venda. Qual o seu diferencial? Pode ser que você não consiga chegar ao preço do mercado por investir mais em matéria-prima, um atendimento diferenciado também pode ser motivo de preços mais altos.

Analisar a concorrência é essencial, mas cada caso é único.


Afinal, como calcular preço de venda?

Agora você já tem em mãos todos os fatores a considerar. Compreendendo todos os conceitos aqui apresentados fica bem mais fácil calcular o preço de venda dos seus produtos. Podemos resumir esse cálculo a seguinte fórmula:


Custos (custos diretos + custos indiretos) + Lucro = Preço de Venda

Calcular esses valores de maneira correta pode aumentar muito a sua margem de ganhos. Saiba que nem sempre quem cobra mais caro, ganha mais. Às vezes, uma margem de lucro menor dá mais dinheiro devido ao maior número de vendas. Pois é, o preço dos seus produtos interfere muito no seu lucro final.

Com este conhecimento em mãos, organização e planejamento ficará muito mais fácil saber por quanto vender cada uma de suas obras.


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