Conheça a técnica do bordado à mão e descubra o que é preciso para desenvolver este tipo de artesanato.
O bordado à mão é uma técnica que ultrapassa gerações. É uma expressão artístico-cultural que pode ser observada em praticamente todas as sociedades como um reflexo do modo de ser e dos costumes de cada povo.
Embora seja considerada uma arte secular, nos tempos de hoje muitas pessoas têm escolhido o bordado à mão como fonte de renda, tornando-o um negócio e uma forma de sustento para suas famílias.
Por outro lado, algumas pessoas investem o seu tempo nessa atividade por hobby, criando peças para decorar casas, presentear amigos e até mesmo servir de terapia, como alternativa para relaxar, desenvolver a concentração e sair da rotina.
Saiba como fazer o bordado à mão e quais os materiais básicos para desenvolver a arte. Acompanhe!
O que é bordado à mão?
O bordado à mão é um tipo de artesanato que permite a criação de desenhos e figuras ornamentais em diversos tipos de tecidos através de agulha e linha.
Para desenvolver este tipo de artesanato é necessário ter habilidades manuais e tempo livre para produção. Ademais, o bordado à mão permite uma infinidade de técnicas de criação e tipos de pontos que criam efeitos completamente diferentes uns dos outros.
O bordado à mão permite criar belezas e comunicar vivências, seja ao enfeitar objetos do dia a dia ou em peças funcionais.
A história do bordado à mão
Há relatos históricos de que o bordado à mão fez parte da história das sociedades humanas primitivas, perdurando até os dias de hoje. De fato, as técnicas artesanais eram manifestas desde a criação societária do mundo como forma de solucionar problemas práticos vivenciados pelos povos.
Não se sabe ao certo quando e onde o bordado à mão surgiu. O que se sabe é que, já no período paleolítico, a técnica era desenvolvida pelos povos primitivos utilizando-se agulha de osso e grânulos de sementes encontrados em cavernas e a linha, seja para desenvolver objetos funcionais, decorativos ou vestimentas.
O fato é que através de nossos ancestrais podemos ter acesso a esta infinidade de técnicas, dentre elas o bordado, o crochê e muitos outros, passadas de geração a geração.
Materiais básicos para desenvolver o bordado à mão
Agora que você já conhece um pouco do bordado à mão, vamos te mostrar o que é necessário para desenvolver esta técnica e criar peças incríveis. Confira!
Agulhas
Linhas
Bastidores (aro usado como suporte)
Tecidos
Essas são algumas ferramentas necessárias para dar o pontapé inicial na criação de peças com bordado à mão.
Saiba manusear as ferramentas!
O bordado à mão é um tipo de artesanato livre que permite ao artesão criar peças com base na sua imaginação, no entanto, não podemos desconsiderar que este tipo de artesanato possui técnicas distintas para o seu desenvolvimento, logo, é preciso saber manusear as ferramentas para obter o resultado desejado.
No tópico acima listamos algumas ferramentas indispensáveis para o bordado à mão. Agora traremos algumas dicas para que você saiba manusear as ferramentas para obter o resultado desejado!
Qual o tipo de agulha ideal?
Invista em agulhas de costura - tamanho 7. Este tipo de agulha é ideal para aqueles que começaram a desenvolver a técnica agora.
Mas se você já é um artesão experiente, indicamos a agulha de bordado que possui as pontas arredondadas.
Qual o tipo de suporte?
No momento de desenvolver o bordado à mão é necessário um suporte para dar mais firmeza à costura. Para tanto, opte por bastidores de tamanhos 14 ou 16, em plástico ou madeira.
Como fazer bordado à mão?
O bordado à mão pode ser desenvolvido de várias maneiras, dentre elas, o mais comum é o bordado livre, onde o artesão fica livre para usar sua criatividade, com pontos que não precisam ter a mesma distância ou tamanho.
Para fazer um bordado à mão é preciso ter as ferramentas básicas, mas, o mais importante é procurar por inspirações e ideias, afinal, tudo será possível.
Conheça a Xn Artesanatos, um mercado de obras artesanais on-line. Aqui reunimos pessoas que fazem artesanato de qualidade para que você possa ter acesso à obras autênticas e itens exclusivos.